SilviaMaterne

Acredito cada vez mais que cuidar do início da vida é investir no futuro.

Psicóloga, formada há 40 anos, minha trajetória profissional esteve sempre marcada por uma aposta e envolvimento com os bebês e crianças pequenas.

A delícia de ser avó de duas crianças; um bebê de um ano e outro de quatro anos também me motivam a trabalhar cada vez mais este desafiante universo.

Convido todos vocês para conhecerem meu trabalho voltado à Primeira Infância, que tem como objetivo oferecer condições favoráveis ao desenvolvimento saudável de bebês de zero a dois anos e crianças até seis anos.

  • Psicóloga formada pela PUC-SP. 1974. CRP06/1781.
  • Mestrado em Child Development – University of London – Institute of Education – 1977-1978.
  • Mestrado em Psicologia da Educação – PUC-SP. 1983.
  • Trabalhos com a Primeira Infância desde 2002.

Experiências Profissionais

Conselheira fundadora da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente – 1991 até 2009
A batalha pela defesa dos bebês e crianças pequenas, nas leis, nas instituições de acolhimento, no mundo, herança da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, permanece até hoje, em trabalhos com pais, educadores , instituições e redes.
Coordenadora e professora do projeto Criança é Vida-Bebês, do Instituto Criança é Vida, São Paulo - 2002 até 2010
A apresentação das ideias de Winnicott, pediatra e psicanalista inglês, aconteceu com a parceira Cristina Seguim, no programa Criança é Vida-Bebês, do Instituto Criança é Vida. A riqueza dos ganhos nas informações, apoio e sensibilização de educadores de creches e abrigos para os desafios do cotidiano com os bebês e crianças pequenas se reflete no trabalho atual.
Projeto Home Care
Em 2007 a IBM por meio de uma parceria entre o IBM Global Work/Life Fund e o ICRI -International Child Resource Institute, o departamento de Recursos Humanos da IBM São Paulo e o Instituto Avisa Lá desenvolveram um programa de apoio aos cuidados das crianças pequenas ( 0 a 6 anos) das famílias de funcionários. Cristina Seguim e eu trabalhamos, através do Instituto Avisalá, no desenvolvimento deste programa, que incluiu educadores, pais, babás e crianças pequenas e muitas aprendizagens.

Start typing and press Enter to search